sábado, 24 de abril de 2010

É ele!


Finalmente terminei de elaborar meu plano de trabalho para conseguir uma bolsa na faculdade. Depois de muitas tentativas, muitas dúvidas e uma garrafa de vinho, estabeleci que realmente vou estudar a obra literária do Chico Buarque. Estorvo, Benjamim e Budapeste farão parte do meu cardápio literário até junho do ano que vem.

Estorvo para mim é o livro mais intrigante que já li do ponto de vista da narrativa. Despertou uma curiosidade sem tamanho. Minto. Foi o primeiro livro do Chico que li bem antes de pensar em iniciação científica, Leite Derramado [curiosamente, o primeiro livro dele que li foi o último que ele lançou..] que despertou a minha curiosidade. Desde a primeira palavra até o derradeiro ponto final, alguma coisa dentro de mim se transformou.

Sempre amei literatura. Sempre li muito, sempre fui toda literatura - até no nome, diga-se de passagem. Mas nunca eu havia lido um texto que despertasse em mim tamanho interesse. Mesmo depois que entrei para a faculdade, eu nunca havia realmente acordado para a literatura em seus aspectos técnicos. Bem, isso até surgir o Chico-escritor na minha vida. E junto com ele, vieram tantas coisas que foram se completando, até eu vir a ser uma pesquisadora da UFU (ainda não me vejo como tal, mas o bichinho da pesquisa realmente me picou).

Resumindo: o meu projeto tem nome, sobrenome e objetivo específico! E não pretendo parar por aí. Relendo um trechinho de Leite Derramado, tive uma ideia para desenvolver quem sabe no meu mestrado [que não preciso nem dizer, será sobre algum aspecto da obra do Chico].

Enfim, o meu marido que se cuide, porque aqui em casa, o Chico chegou para ficar!

Del faz 75!

Domingo de preguiça por aqui... Voltamos de Araguari, os pequenos e eu, para passarmos o final de semana com o papai. Os meninos sentem...